MARCOS LISBOA NEVES

Fisioterapeuta

Sobre o autor

Marcos Lisboa Neves nasceu na cidade de Porto Alegre em 1974, capital do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. É fisioterapeuta, formado em 1998 pela Universidade Luterana do Brasil/ULBRA, concluiu a Especialidade em Acupuntura no ano de 2000 pela Associação Brasileira de Acupuntura/ABA, possui Treinamento Avançado em Acupuntura pela Universidade de Shandong/China, formação em técnicas de Terapia Manual, Especialização em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e Mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Durante 15 anos foi responsável pelo serviço de acupuntura da União Gaúcha dos Policiais Civis/UGAPOCI e desde 1998 atua em consultório particular, voltado para a atenção em saúde e qualidade de vida, no que diz respeito ao manejo da dor e de alterações funcionais.

Em 2004 fundou, juntamente com um grupo de fisioterapeutas, a Associação Gaúcha dos Fisioterapeutas Acupunturistas/AGAFISA, onde foi presidente na gestão 2009-2010. Em 2010 participou como especialista na 3ª edição da Classificação Brasileira das Ocupações/CBO para a descrição do código e atribuições do Fisioterapeuta Acupunturista.

Fundou em 2005 a empresa Masterminds, detentora da marca DUX Acupuncture, onde foi sócio-diretor e responsável técnico até o ano de 2010, ano em que fundou a empresa Merithus, voltada para a atenção de produtos relacionados com bem estar e qualidade de vida, além da editoração de livros.

Desde 2000 ministra aulas, cursos e palestras sobre temas relacionados com Fisioterapia, Acupuntura, Terapia Manual, Dor e Qualidade de Vida, em eventos científicos, universidades e cursos de pós-graduação.

Atualmente é membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-ortopédica/ABRAFITO e reside na cidade de Florianópolis/SC onde cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Neurociências, pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, pesquisando junto ao Laboratório de Neurobiologia da Dor e da Inflamação/LANDI o papel da estimulação vagal no controle da dor e na emocionalidade.