• Acupuntura no Manejo da Dor



A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada com danos reais ou potenciais em tecidos, ou assim percepcionada como dano (IASP). A ocorrência de dor, especialmente crônica, é crescente. Estudos epidemiológicos, nacionais e internacionais, demonstram que a dor é a principal razão pela qual 75 a 80% das pessoas procuram os serviços de saúde. Entidades nacionais e internacionais, ligadas a saúde, são unânimes em afirmar que a dor é subtratada e que profissionais da saúde não recebem treinamento adequado para o correto manejo da dor.

Pensando nisso, esse curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos da acupuntura, capacitando os profissionais dentro das principais diretrizes e evidências no manejo da dor.

Programa:

1) Definições e diretrizes curriculares na capacitação do manejo da dorme a IASP e a OMS;

2) Neurociência, neurofisiologia e neurobiologia da dor e da inflamação;

3) Estratégias atuais no manejo da dor;

4) Mecanismos analgésicos e anti-inflamatórios da acupuntura;

5) Técnica de agulhamento local, segmentar e extra segmentar;

6) Abordagem terapêutica do quadrante superior e inferior.

Ministrantes:

Marcos Lisboa Neves, Fisioterapeuta, Esp. Acupuntura, Pós-graduado em Dor e Medicina Paliativa (HCPA/UFRGS), Mestre em Neurociências (UFSC).

Rafael Vercelino, Fisioterapeuta, Doutor em Fisiologia (UFRGS), Esp. Acupuntura, Pós Graduado em Dor e Medicina Paliativa (HCPA/UFRGS).

Maiores informações: marcoslisboaneves@gmail.com